Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no início do século XXI


Doctoral ThesisDocumentDoctoral ThesisAuthorPegoraro, Celbi Vagner Melo (Catálogo USP)Full nameCelbi Vagner Melo PegoraroE-mailE-mailInstitute/School/CollegeEscola de Comunicações e ArtesKnowledge AreaSocial Communication InterfacesDate of Defense2016-04-15PublishedSão Paulo, 2016SupervisorVergueiro, Waldomiro de Castro Santos (Catálogo USP) Committee Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos (President) Caldas, Waldenyr Luyten, Sonia Maria Bibe Santos, Roberto Elísio dos Schwartz, Gilson Liberato Title in PortugueseAnimação e quadrinhos Disney: produção cultural no início do século XXIKeywords in Portuguese Animação Cinema Cultura e Mídia de Massa Inovação Quadrinhos Abstract in PortugueseAnalisa as influências e as transformações promovidas pelas produções cinematográficas Disney, a partir das mudanças da estrutura corporativa, resultando numa descentralização do processo de produção e a criação de uma nova dinâmica na indústria cultural. Para seu desenvolvimento, utilizou-se o método funcionalista com pesquisa bibliográfica e visita técnica de campo. Com um viés tecnológico, a pesquisa transdisciplinar teve como objetivos analisar o atual processo de produção nas histórias em quadrinhos e animação Disney, com ênfase a partir da década de 1990. O trabalho baseia-se em duas hipóteses: 1) a produção cultural Disney passa por um momento de transição criativa, levando em consideração que o processo é cíclico quando compreendemos o processo histórico Disney e a expansão do universo de personagens; 2) em segundo plano, lançamentos da indústria cultural no início desta década apontam para uma nova dinâmica na produção. Há uma sinergia econômica, tecnológica e cultural na construção do universo Disney, em que as histórias em quadrinhos se colocam em posição privilegiada como matéria-prima em relação as produções audiovisuais. A tese é iniciada com um panorama histórico de diversas perspectivas sobre a produção Disney discutidas por autores como Adorno, Benjamin, Dorfman, Mattelart, Eco, Baudrillard, Swingewood e Watts. A pesquisa apresenta as origens e convergências dos quadrinhos e animação Disney, seguido de um levantamento de dados de produção histórica. Há uma discussão sobre "o que é arte" na indústria cultural no contexto da inovação e sua relação com os estúdios de Hollywood. Para compreender a dinâmica dos universos expandidos, analisamos os quadrinhos de Don Rosa e Casty. Duas gestões da Disney (Michael Eisner e Bob Iger) são analisadas em suas diferentes filosofias e estratégias de produção. A análise comprovou a existência do que chamamos de saturação e estagnação da produção do estúdio durante os períodos de transição ocorridos entre os anos 1990 e 2010, e o resultante efeito de "meltdown" (colapso) do mercado dos produtores culturais. Na década de 2010, os efeitos da cultura digital e da cultura de fã foram fundamentais para compreender os fenômenos culturais dos super-herois da Marvel e da saga "Star Wars". Constatou-se que o storytelling transmídia e os universos expandidos tornaram-se fundamentais para o negócio do entretenimento. #Ler mais...